POR
COSTA SILVA
Time de 2011 que está na final (Foto: Orkut Capivarense) |
O Capivarense foi fundado no dia 14 de fevereiro de 1967 disposto em entrar em competições municipais e participar dos antigos torneios de 11, lançou muitos bons jogadores, o destaque até hoje que para muitos foi um dos melhores jogadores de São José do Norte é Nilso, jogador com passagem pelo Brasil de Pelotas e que acabou voltando para a Vila das Capivaras e seguiu jogando em São José do Norte.
O time ainda conta com um torcedor fanático, é difícil jogar na Vila das Capivaras com a pressão do torcedor local. O time passou por momentos difíceis onde não entrava no campeonato e ficou acumulando renda para as próximas competições, após a eliminação em 2006 para o Cocuruto o time ficou 3 anos sem jogar e foi voltar em 2010 com uma diretoria extremamente competente; tem como maior adversário o Esporte Clube Passinho, é um dos maiores clássicos de São José do Norte, senão o maior, pela pequena distância entre os moradores de cada comunidade e pela rivalidade entre eles.
O título de Aspirantes em 1980
Em 1980 o Capivarense conquistou o único título em toda sua história, foi na categoria de aspirantes onde enfrentou na final o Esporte Clube Guarani e quem levou a melhor foi o rubro-verde, venceu nas Capivaras pelo jogo de ida por 2 a 0 e conseguiu o empate no Capão do Meio, sendo assim se tornou o campeão municipal de aspirantes em 80. As vezes a equipe jogava com um numero limitado de jogadores em função da pesca, alguns jogadores ficavam no mar e não podiam atuar.
Time campeão em 1980 pela categoria secundária (Foto: Orkut Andre/pesquisador esportivo) |
Vice-campeão em 1989
Em 1989 a equipe contava com os melhores jogadores da localidade e fez uma equipe muito competitiva, passou por muitos clubes na época e por muitas fases e chegou até a sonhada final, a primeira final de campeonato principal em sua história, mas não conseguiu parar o lendário Ari Barroso de 89, a equipe contava com o melhor centro-médio que São José do Norte já viu, Zé Cleber, jogador super inteligente, foi muito bem nas duas partidas da final e ajudou o Ari Barroso á conquistar o título.
2005, Eliminação para o Beiramar
Em 2005 entrou na competição dando total valor aos jogadores de casa, como Cuelhinho, Ricardo, Tiano que esse ano está no Beiramar, e Dinalô que não pode jogar em 2011 por lesão grave; a equipe naquele ano passou por dificuldades na segunda fase de grupos onde perdeu pontos pela profissionalização do meio campo Paulo César, ainda conseguiu classificação e foi disputar as quartas de finais contra o Liberal, perdeu em casa por 1a0 e foi até a 16 de Julho se obrigando a um bom resultado, venceu por 2a1 e garantiu classificação por saldo de gols, já na semi final encarou o Beiramar, perdeu em casa e acabou também perdendo e dessa vez por goleada no Domingos Spolidoro e foi eliminado para quem vem a ser o adversário da grande final de 2011.
2006, Eliminação e afastamento
Nova sede do Capivarense, constr. em 2008 (Foto: Estela Tissot) |
Em 2006 a equipe foi comandada por Taniomar Matos Velloso, treinador do rival Passinho em 2011, e mais uma vez não foi bem, foi eliminado para o Cocuruto nas Quartas de final e ainda por cima em casa, após essa eliminação o Capivarense fechou as portas e só voltou em 2010.
O principal fator para o afastamento da equipe nas competições foi a nova sede, a equipe possuía uma sede muito antiga, de madeira e já mal-acabada, a diretoria e toda a comunidade se juntou para erguer uma nova sede e conseguiram por volta de 2008, o nome de todos que contribuíram na nova sede fica em um pôster dentro da mesma, foi um gesto muito bonito de uma comunidade apaixonada pelo seu clube.
A volta em 2010
Capivarense e Beiramar se enfrentaram em 2010 (Foto: João Waldir) |
Após ficar parado por três anos o Capivarense voltou ao campeonato em 2010, fez uma equipe modesta e sofreu para se classificar na primeira fase, onde enfrentou o Beiramar pro duas vezes, na primeira vez perdeu por 2 a 0 na Quinta Secção da Barra, já na segunda vez, venceu por 2 a 0 nas Capivaras.
Caiu fora na segunda fase para o Fortaleza, perdeu o jogo de ida nas Capivaras por 1 a 0 e venceu no São Caetano por 2 a 1, mas acabou eliminado nos pênaltis.
Dentre os jogadores de 2011, os únicos que participaram em 2010 foram Fabricio, André, Sandro, Bolão, Cuelhinho, Henri e Urso.
2011, A busca pelo título inédito
Depois de 45 anos sem conquistar um título municipal, o Capivarense tem a grande chance em 2011, conta com um dos melhores elencos já formados por esse clube, senão o melhor, conta com o esforço da vice-presidente Sandra Tissot e o presidente Francisco, entre outros. Após 4 anos uma equipe do interior volta á disputar uma final de campeonato amador e dessa vez é o Capivarense que leva a honra, o adversário da grande final é o forte Beiramar.
Equipe muito unida em 2011 (Foto: Alexandre Vieira) |
Em 2011, o Capivarense começou mal com duas derrotas em dois clássicos, mas começou a vencer com o reencontro com a Capivaras, após venceu três jogos consecutivos e empatou o último jogo da primeira fase com o Bom Sucesso. Na fase de mata mata passou pelo Bujuruense, pelo poderoso Liberal, pelo invicto Associação e agora precisa passar pelo Beiramar para conquistar o tão sonhado título municipal em 2011. Primeiro jogo na 16 de Julho, mando de campo do Capivarense ás 17h30; o Beiramar que tem jogadores conhecidos do Capivarense como o goleiro Dida e o volante Tiano.
Será uma final histórica em 2011, duas equipes fortes e tradicionais defendendo o título; compareça nesse Domingo na 16 de Julho e vá assistir ao jogo de ida da grande final do campeonato amador nortense 2011, e aí? Vai dar Beiramar? Vai dar Capivarense? Dê sua opinião. Obrigado á Alexandre Vieira pelas informações concedidas.