HÁ 8 ANOS DISPUTANDO FINAIS, BEIRAMAR VAI EM BUSCA DO DECA-CAMPEONATO EM 2011

POR
COSTA SILVA
Euforia no título de 2009 (Foto: Adilson Troca)
A maior força do futebol nortense na última década, esse é o Beiramar time que está na sua 8ª final de campeonato municipal consecutiva, desde 2003 ficando entre os dois melhores clubes de São José do Norte, e na maioria das vezes vencendo seus oponentes na final.
Fundado em 1938, na localidade da Quinta Secção da Barra o Beiramar começou a ter um crescimento impressionante por volta dos anos 2000, onde desde 2003 nunca deixou de participar de uma final de campeonato nortense, e também começou a colocar medo nos adversários que pisam no Domingos Spolidoro; a equipe obteve mais títulos e melhores campanhas com a presença de Rudy Ramos como treinador, hoje o atual treinador é Anderson ex-auxiliar técnico de Rudy Ramos, Anderson faz uma excelente campanha com o time em 2011.
Com a chegada de Rudy Ramos ao comando do Beiramar surgiram muitos jogadores talentosos que ajudaram a equipe nas campanhas seguintes, como o título de 2005 em cima do Bento, e em 2006 em cima do Cocuruto, muitos jogadores vindos de Rio Grande e descobertos pelo mesmo Rudy Ramos, outros surgidos pela Quinta mesmo.
Em 2007 o Beiramar perder o título para o Fortaleza na final, equipe do São Caetano foi campeã na 16 de Julho depois de ter vencido por 2 a 1 em seus domínios.

2008, O surpreendente Beiramar
Em dois mil e oito o arquirrival Barrense voltaria a disputar um campeonato municipal após longos anos parado, o Barrense viria a fazer um excelente grupo de jogadores com o objetivo claro de se tornar o campeão municipal de 2008, trouxe praticamente o time campeão do Fortaleza em 2007, com Vantuir, Edinho, Pelicão, Cris e etc.
Equipe campeã em 2008 (Foto: Divulgação)
Mas o Beiramar da época também era muito forte, manteve muitos jogadores importantes e inovou com outros como Rodriguinho e Andeca que foram os dois principais jogadores daquele ano. A equipe da Quinta eliminou o melhor Oriente da década, após perder na Merecilda o Beiramar goleou no Domingos Spolidoro e assim chegou até a final contra o rival Barrense, e foi eficiente nas duas partidas, venceu os dois jogos e se tornou o campeão de municipal de 2008 com excelente atuação do meia Rodriguinho que viria a ser o novo reforço do Barrense em 2010 junto com Andeca.

2009, Eneacampeão nos últimos segundos
Elenco campeão em 2009 (Foto: Adilson Troca)
Em 2009 a equipe foi mais uma vez comandada por Rudy Ramos, e perdeu alguns jogadores para o Barrense como os dois principais jogadores de 2008 Andeca e Rodriguinho, ambos foram jogar no rival Barrense que montou para aquele ano uma equipe excelente comandada por Paulo Sargento.
Dessa vez o título era algo improvável para muitos que já contavam com a façanha do vovô Barrense, mas era o time da Quinta quem levantaria a taça mais uma vez. Após eliminar o forte Fortaleza na semi final o Beiramar teve pela frente mais uma vez o rival Barrense, e perdeu o jogo de ida em seus domínios, com a derrota do Beiramar na Quinta se esperava um resultado favorável ao Barrense na 16 de Julho, mas o Barrense não conseguia abrir o placar e desperdiçou muitas chances claras de gol, até o momento em que o Beiramar teve uma falta pela direita do gramado e acabou marcando seu gol de cabeça e levando o torcedor da Quinta ao delírio, faltava 10 segundos para terminar a partida; com o placar de 1 a 0 para o Beiramar o jogo foi para os pênaltis e deu Beiramar do goleiro Gilmar que salvou o time da Quinta nos pênaltis. Mais uma taça erguida pelo capitão Pelé, que deixaria o time para ir jogar no Fiateci em 2010; e mais um título do ídolo Binho jogador que fez parte de todas as campanhas do Beiramar nos últimos anos, e um craque do nosso futebol.
Jogadores comemoram o gol do título em 2009 (Foto: Adilson Troca)
2010, derrota na final para o Barrense
 
Elenco vice campeão em 2010 (Foto: Prefeitura)
Em 2010 o Barrense veio mais forte ainda querendo de todas as maneiras o título, já o Beiramar perdeu muitas peças de 2009 como Rudy Ramos, Pelé, Marcelo Graf, entre outros e foi buscar novos reforços na cidade de Rio Grande, manteve alguns jogadores de casa como o habilidoso Tiquinha, o ídolo Binho e o lateral Tiago Negão que teve excelente desempenho neste ano.
Beiramar passou na semi final pelo Associação Internacional, partida foi decidida nos pênaltis e teve ainda gols importantes do centroavante Bem Hur que se emocionou muito ao marcar um gol em cima do Associação, gol que ajudou na classificação. Na final o Beiramar tinha pela frente mais uma vez o Barrense e dessa vez não obteve o mesmo êxito dos outros anos, foi goleado na 16 de Julho por 3 a 0 e empatou na Quinta Secção da Barra em 1 a 1, o título ficou com o rival Barrense que em 2011 ficou sem participar da competição; veja o histórico de Beiramar e Barrense em campeonatos municipais.

Mais uma final em 2011, agora contra o Capivarense
Beiramar em busca de mais um título em 2011 (Foto: Vibesul)
Em 2011 o Beiramar valorizou os jogadores de casa e equilibrou com bons jogadores de fora, o elenco conta com Sano, Ben Hur, Binho, Vovô, Tiquinha e Felipinho como jogadores da Quinta, hoje em dia é dificil se ver isso, e é com esse elenco que a equipe chega em mais uma final, começou mal na primeira fase ficando em terceiro lugar mas conseguiu classificação duas vezes contra o Varzense na fase mata mata e na semi final contra o Bujuru, chegando assim á final do campeonato amador nortense 2011.
4  anos depois de ter enfrentado um time do interior na final, o Fortaleza, o Beiramar tem mais uma vez pela frente uma equipe do interior, dessa vez é o Esporte Clube Capivarense, da última vez o Fortaleza foi quem levou a melhor, vinha de três finais consecutivos contra o Barrense.
Torcedor espera o deca-campeonato esse ano (Foto: Adilson Troca)
O Capivarense conta com alguns jogadores conhecidos do Beiramar, como o goleiro Ciro que defendeu o Beiramar por muitos anos, como em 2008 atuando na campanha do título, o atacante Marcelão que também fez parte de campanhas vitórias como em 2006 em cima do Cocuruto, e ainda o capitão de 2010 Frank que é reserva no Capivarense e que saiu do Beiramar esse ano por brigas internas, em 2010 Capivarense e Beiramar se enfrentaram; o Beiramar venceu por 2 a 0 na Quinta e o Capivarense venceu por 2 a 0 nas Capivaras pela fase de grupos; será uma final histórica em 2011, duas equipes fortes e tradicionais defendendo o título; compareça nesse Domingo na 16 de Julho e vá assistir ao jogo de ida da grande final do campeonato amador nortense 2011, e aí? Vai dar Beiramar? Vai dar Capivarense? Dê sua opinião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS SJN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS RG